12 dicas importantes de como usar os óleos essenciais com segurança

Por: Thais Neves

38 Visualizações

Os óleos essenciais são poderosos presentes da natureza que muitas vezes podem ser mais fortes do que o esperado. Para se ter uma ideia, eles podem ser de 100 a 10.000 vezes mais concentrados e, portanto, mais potentes, do que a própria erva.

Para prevenir os danos de usos indevidos desses óleos preciosos e para garantir que você aproveitará ao máximo seus benefícios, traremos 12 dicas importantes de como usar os óleos essenciais com segurança. 

Estas dicas são importantes, especialmente se você não estiver familiarizado com os óleos e seus benefícios.  

DICAS DE SEGURANÇA

Como já foi dito acima, é preciso tomar algumas medidas de segurança ao fazer o uso dos óleos essenciais.

Comece de forma gradual para encontrar o que funciona melhor para você e seus familiares.  

Armazenamento e usos

1- Sempre mantenha uma garrafa de óleo carreador puro (por exemplo, azeite de oliva, óleo de amêndoas, óleo de coco) à mão ao usar  óleos essenciais.  Estes óleos irão diluir os óleos essenciais para evitar que eles causem desconforto ou irritação na pele. 

2- Mantenha os frascos de óleos essenciais bem fechados e guarde-os em local fresco e longe do abrigo da luz.  Se armazenados corretamente, os óleos essenciais manterão sua potência por alguns anos.

3- Mantenha os óleos essenciais fora do alcance das crianças.  Trate os óleos como faria com qualquer produto de uso terapêutico.  As crianças adoram os óleos e muitas vezes vão consumir um frasco inteiro em muito pouco tempo.  

4- Certifique-se de que o óleo é 100% puro e natural, sem que haja adição de outros produtos químicos ou substâncias. Isso porque o óleo essencial será usado para melhorar a sua saúde, com a premissa de que esse tratamento é natural. Utilizar o óleo que não é natural, ou seja, que possui adição de químicos pode ser danoso e o tratamento será ineficaz.

Por isso é necessário saber qual é a procedência do produto, se a marca é recomendada, e como esse óleo foi feito.

5- Os óleos essenciais ricos em mentol (como Hortelã-pimenta) não devem ser usados na garganta ou pescoço de crianças com menos de 18 meses de vida. 

6- Os óleos cítricos (por exemplo, Bergamota, Laranja Amarga, Limão, Tangerina) são fotossensíveis e podem causar erupção cutânea ou pigmentação escura na pele exposta à luz solar. Portanto, após o uso, não se deve expor ao sol.  

7- Mantenha os óleos essenciais longe da área dos olhos e nunca os coloque diretamente nos ouvidos.  Não manuseie lentes de contato nem esfregue os olhos com óleos essenciais nos dedos.  Mesmo em doses mínimas, muitos óleos essenciais podem danificar as lentes de contato e irritar os olhos. 

8- Mulheres grávidas devem consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso dos óleos essenciais.

9- Os epilépticos e aqueles com pressão alta devem consultar seu profissional de saúde antes de usar óleos essenciais.  Tenha muito cuidado com óleos ricos em cetonas, como por exemplo, os óleos de manjericão, alecrim e sálvia.

10- Pessoas com alergia devem testar uma pequena quantidade de óleo em uma área de pele sensível, como a parte interna do braço, por 30 minutos antes de aplicar o óleo em outras áreas do corpo. A planta dos pés é um local seguro para a aplicação tópica de óleos essenciais.

11- Um óleo essencial não pode ser consumido internamente, a não ser que no seu rótulo conste o aviso de que ele é de uso interno. Cabe à Anvisa o dever de reconhecer o produto como seguro para consumo interno.

12- Os óleos essenciais podem arder se aplicados dentro ou ao redor dos olhos.  Alguns óleos podem causar dor nas membranas mucosas, a menos que sejam diluídos adequadamente.  A diluição imediata é fortemente recomendada se a pele ficar dolorosamente irritada ou se o óleo acidentalmente entrar em contato com os olhos.  Lavar a área com óleo vegetal deve minimizar o desconforto quase imediatamente. 

Atenção! Não lave com água.  Os óleos essenciais são solúveis em óleo, não solúveis em água.  A água apenas espalhará os óleos sobre uma superfície maior, possivelmente agravando o problema.  Use óleo de coco, azeite de oliva ou outro óleo vegetal para liberar os óleos essenciais.  Mantenha os olhos fechados, seja paciente e a dor se dissipa rapidamente.

Conhecer essas dicas de segurança vai fazer toda a diferença na eficácia do tratamento utilizando os óleos essenciais.

Gostou do conteúdo e deseja conhecer mais sobre assuntos relacionados? Não deixe de acompanhar os outros posts falando sobre temas similares!