Conheça 10 benefícios do óleo essencial de Alecrim
Por: Thais Neves
88 Visualizações
Rosmarinus officinalis L. é uma planta medicinal pertencente à família Lamiaceae, comumente conhecida como alecrim. O alecrim é um arbusto com 1m de altura, denso, ramificado, que exibe uma flor perene e branco-azulada.
O óleo essencial de alecrim é um dos óleos essenciais com aroma mais pronunciado, é amplamente utilizado na aromaterapia e possui muitos benefícios ao corpo.
Quer entender melhor esses benefícios? Continue lendo este texto, que você vai se apaixonar por esse óleo.
1- Melhora da função cerebral
O óleo essencial de alecrim possui características que promovem o bom funcionamento do cérebro.
Um estudo mostrou que o aumento do desempenho em tarefas cognitivas está significativamente relacionado à concentração de 1,8-cineol, um constituinte de maior concentração presente no quimiotipo (variedade quimicamente distinta de uma mesma espécie de planta) cineol, encontrado em um óleo puro de alecrim, com concentrações que variam de 38% a 55%.
Já foi comprovado que esse óleo age como impulsionador do cérebro, ajudando na capacidade de focar e se concentrar.
Outra grande vantagem desse óleo essencial é que ele pode ajudar a prevenir e diminuir os efeitos da doença de Alzheimer e também da demência, conforme um estudo publicado em 2009. Além disso, ele possui ação estimulante na memória e ajuda a combater o cansaço mental.
2- Estimula o crescimento do cabelo
A alopecia androgenética é uma forma comum de queda de cabelo em homens e mulheres e pode ser reduzida com o alecrim.
O óleo essencial de alecrim promove o crescimento do cabelo, evitando que um subproduto da testosterona ataque seus folículos capilares, que é a estratégia mais eficaz para o tratamento da alopecia androgenética.
Um outro estudo comparou a eficácia clínica do óleo de alecrim com o efeito do minoxidil 2% no tratamento da alopecia androgenética. Foi observado que os homens que massageiam óleo essencial de alecrim diluído no couro cabeludo, duas vezes ao dia durante seis meses, experimentaram o mesmo aumento na espessura do cabelo que aqueles que usaram minoxidil 2%, um remédio comum para o crescimento do cabelo.
Um grupo recebeu a mistura de óleos essenciais: Tomilho vulgar (2 gotas, 88 mg), Lavandula angustifolia (3 gotas, 108 mg), Rosmarinus officinalis (3 gotas, 114 mg) e Cedrus atlantica (2 gotas, 94 mg). Esses óleos foram misturados em um óleo carreador, que era uma combinação de óleos de jojoba, 3 mL, e semente de uva, 20 mL. O outro grupo controle recebeu os mesmos óleos carreadores sem óleos essenciais adicionados, e os óleos eram idênticos. Ambas as fórmulas foram massageadas no couro cabeludo por no mínimo 2 minutos, à noite, por 7 meses. No resultado, foi possível avaliar que 44% dos pacientes apresentaram melhora na perda de cabelo em comparação com apenas 15% no grupo de controle, que usou os óleos neutros de jojoba e semente de uva.
3- Alívio da dor
Na medicina tradicional, o alecrim era usado como um analgésico leve, para aliviar a cólica renal e a dismenorreia (cólica menstrual). O objetivo do estudo foi examinar os efeitos analgésicos do óleo essencial de alecrim e suas interações farmacodinâmicas com codeína e paracetamol em camundongos.
Foi verificado que os pacientes com AVC, com dor no ombro, que receberam uma mistura de óleo de alecrim com acupressão por 20 minutos duas vezes ao dia experimentaram uma redução significativa em comparação com aqueles que receberam apenas acupressão isolada.
4- Repelente de insetos
O óleo essencial de alecrim pode ser um ótimo repelente natural, uma alternativa aos produtos químicos utilizados para esse propósito.
Quando comparado com 11 outros óleos essenciais derivados de plantas cultivadas na Argentina, o óleo de alecrim teve a um maior tempo de repelência contra Aedes aegypti na concentração de 12,5% (100% de repelência por 90 minutos).
5- Alívio do estresse e ansiedade
O estresse pode surgir por diversos fatores e o óleo essencial de alecrim pode te ajudar a aliviar seu nível de estresse através de uma simples inalação.
Foi evidenciada em um estudo a redução do estresse em estudantes de enfermagem de graduação na realização de testes escolares, através da inalação de óleo essencial de alecrim.
Em outra pesquisa, o alecrim aumenta a atividade de eliminação de radicais livres e diminui o hormônio do estresse (cortisol) que protege o corpo do estresse oxidativo.
6- Anti-hipertensor
Em um estudo avaliando o efeito do óleo essencial de Alecrim sobre a hipotensão, os trinta e dois pacientes que participaram tiveram um aumento clinicamente significativo dos valores da pressão arterial após a administração do óleo.
7- Problemas respiratórios
O óleo essencial de alecrim é bastante utilizado durante as estações do ano em que surgem os resfriados, isso porque ele atua de maneira muito eficiente contra problemas respiratórios.
Por meio da inalação, os componentes do óleo, principalmente a cânfora, estimulam a produção de antioxidantes que irão combater os efeitos dos radicais livres, e assim aumentar a imunidade do corpo.
Já existem depoimentos empíricos suficientes comprovando que a cânfora é ideal para aliviar sintomas de problemas no sistema respiratório, tais como sinusite, rinite e bronquite.
8- Reduz a inflamação articular
Em um estudo com animais, o óleo de alecrim ajudou a reduzir o inchaço, a dor e a rigidez de tecidos inflamados.
Alguns dos componentes impedem a migração de células brancas do sangue para tecidos lesados, evitando processos inflamatórios.
Em um estudo envolvendo pessoas com artrite reumatoide, houve a aplicação de uma mistura de óleo de alecrim por meio de massagens nos joelhos, com o tempo de 30 minutos, por três semanas.
Essas pessoas tiveram uma redução significativa na dor inflamatória no joelho em comparação com aqueles que não receberam o óleo essencial.
9- Ação antimicrobiana
A crescente resistência dos microrganismos a produtos químicos e drogas convencionais é um problema mundial sério e tem motivado pesquisadores para a identificação de novos bloqueadores de microrganismos com ampla atividade.
Os óleos essenciais de modo geral são frequentemente usados na medicina popular e contêm uma grande variedade de metabólitos secundários que são capazes de inibir ou retardar o crescimento de bactérias, leveduras e fungos.
Em especial, com o óleo de alecrim, foram comprovados efeitos antimicrobianos significativos contra todos os microrganismos testados: Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli e Candida albicans.
10 – Fácil de usar
É possível inalar o óleo de alecrim ou aplicá-lo na pele. Um difusor a frio pode ajudar a distribuir o óleo essencial no ambiente. Se usar óleo de alecrim topicamente, dilua-o com um óleo carreador, como óleo de semente de uva, óleo de coco, para evitar irritação da pele.
Conclusão
A aromaterapia trouxe uma nova perspectiva de prática terapêutica com os benefícios dos óleos essenciais e foi comprovado que o óleo essencial de alecrim é poderoso e que pode atuar de forma positiva na saúde humana.
Gostou do conteúdo? Deseja conhecer mais sobre assuntos relacionados? Não deixe de acompanhar os outros posts falando sobre temas similares!