Rejuvenesça com o óleo de rosa mosqueta
Por: Thais Neves
35 Visualizações
O óleo de rosa mosqueta é extraído da semente da fruta do arbusto silvestre rosa mosqueta.
Essa planta de origem oriental é rica em diversas propriedades e vem sendo cada vez mais estudada para a produção de remédios naturais que ajudam com problemas na pele.
A região onde é mais comum encontrar rosa mosqueta, e também onde se encontra a maior produção do óleo desta planta, é no Chile.
Ele é procurado pelas diversas ações que apresenta, dentre elas sua ação no processo de rejuvenescimento, redução de manchas e no seu poder de cicatrização.
Atualmente há uma grande aposta dos produtos naturais para reverter alguns efeitos danosos à nossa pele, pois estes não possuem químicos e não causam efeitos colaterais.
Confira no texto os benefícios de utilizar o óleo de rosa mosqueta e como ele se tornará um ótimo aliado da sua pele.
O que é a rosa mosqueta?
Essa planta é originária da região Mediterrânea, e foi a partir da colonização espanhola que ela foi trazida para a América do Sul.
Ao chegar à América do Sul, o seu cultivo se deu com maior facilidade nos Andes, predominantemente na região do Sul do Chile, como relatado anteriormente.
Em termos botânicos, a rosa mosqueta é um arbusto, e é a partir dele que será produzido o fruto com um tom avermelhado e alaranjado na forma ovoide.
Um traço interessante desse fruto é que ele possui alta concentração de vitamina C e também de carotenoides; entre eles, o licopeno, betacaroteno, rubixantina. Porém, o óleo de rosa mosqueta é extraído das sementes que estão no interior deste fruto, em um processo conhecido por prensagem a frio.
A matéria prima já se tornou um fenômeno na área da produção de biocosméticos, justamente porque oferece inúmeras vantagens para a pele humana.
A seguir será possível ver quais são as vantagens de utilizar o óleo de rosa mosqueta, e como ele influencia no processo de rejuvenescimento da pele.
Quais são as propriedades do óleo de rosa mosqueta?
Independentemente da idade, a pele humana está suscetível a sofrer com ações de fatores externos ou mesmo internos.
Começam a aparecer estrias, cicatrizes, linhas de expressão na face, rugas, afetando a parte estética e a autoestima. Por isso a busca para encontrar produtos que possam atenuar essas marcas na pele é grande.
O óleo de rosa mosqueta possui um extraordinário efeito regenerador sobre a pele e isso se dá porque ele é rico em ácidos graxos, tais como ácido oleico, linoleico, linolênico e também vitamina A e alguns compostos cetônicos.
Uma preocupação que é muito comum é com o fortalecimento da pele, e isso é perfeitamente possível utilizando o óleo de rosa mosqueta.
Entre os muitos efeitos que esse óleo possui, foram comprovados em estudos o seu efeito hidratante, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante e restaurador.
Há 30 anos, pesquisadores vêm buscando estudar melhor os efeitos da rosa mosqueta e um dos estudos mais excepcionais revelou os benefícios rejuvenescedores que o óleo apresentou na pele humana. Isso se deu pela sua capacidade de reduzir ou atenuar rugas, manchas e linhas de expressão.
Esse poder de rejuvenescer a pele se dá pela presença dos ácidos graxos insaturados que são presentes nesse óleo, entre eles o ômega 3, ômega-6 e ômega-9. Esses ácidos graxos são poderosos para estimular o processo de manutenção e a integridade cutânea.
Em quais situações se deve usar o óleo de rosa mosqueta?
Como já foi dito, a nossa pele está sujeita a fatores internos e externos, por isso há algumas indicações antes de usar o óleo de rosa mosqueta.
A seguir haverá uma lista das indicações de uso desse óleo tão poderoso e tão benéfico para a pele. Confira:
- Tratar de danos produzidos por queimaduras;
- Atuação poderosa contra antigas cicatrizes e também estrias, sejam essas novas ou antigas;
- Regenera as assaduras;
- Efeito amenizador em rugas e linhas de expressão;
- Eficiente hidratante para pele;
- Atua na prevenção ao envelhecimento precoce da pele;
- Serve para prevenir estrias durante a gravidez;
- Melhora a psoríase e dermatoses na pele.
Como usar o óleo de rosa mosqueta para rejuvenescer a pele?
Uma das grandes vantagens de usar esse óleo é que ele é um produto totalmente natural.
Uma recomendação é que você consulte um preferencialmente um aromaterapeuta ou um dermatologista antes de usá-lo.
Dependendo do caso, esse óleo pode ser adicionado a cremes para que o efeito seja atenuado e evite processos alérgicos, tanto no corpo quanto no rosto.
A indicação de uso do óleo de rosa mosqueta é a de que ele seja aplicado em gotas sobre a pele, em seguida recomenda-se massagear com movimentos circulares e vigorosos durante 2 ou 3 minutos, até que a pele consiga absorver totalmente o óleo.
Lembrando que para obter resultados, é necessário fazer o uso constante desse óleo.
Conclusão
Como a pele é um órgão altamente exposto, e logo está sujeita a danos mais intensos de fatores externo, é necessária uma atenção direcionada para ela.
Por isso essa busca por produtos, especialmente os naturais, é tão grande e tão requisitada.
E é aí que entra o óleo de rosa mosqueta, com incríveis propriedades de regeneração e de prevenção do envelhecimento precoce, atuando tanto em rugas quanto em marcas de expressão.
Por fim, vale ressaltar mais uma vez que é importante consultar um dermatologista ou um aromaterapeuta, para saber como aplicar corretamente e como fazer um uso eficaz desse produto.
Gostou do conteúdo e deseja conhecer mais sobre assuntos relacionados? Não deixe de acompanhar os outros posts falando sobre temas similares!