Uso de óleos essenciais eficazes para o controle da ansiedade

Por: Thais Neves

36 Visualizações

Transtorno de ansiedade é uma das disfunções que mais tem afetado a humanidade nos últimos tempos, especialmente em tempos de distanciamento social, em que essa condição teve um aumento expressivo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo.

Uma crise de ansiedade pode variar em graus e níveis, dando nome a disfunções conhecidas, tais como TOC, fobia, compulsão e até mesmo uma síndrome do pânico.

Com o aumento de diagnósticos, tornou-se cada vez mais comum a busca por maneiras de controlar essas crises.

E uma das opções mais naturais de tratar essas mazelas é com óleos essenciais, que estão se tornando cada vez mais populares entre a população em geral. Estudos têm mostrado que esses óleos têm o potencial de agir positivamente na saúde e no bem-estar do paciente, se usados adequadamente no ambiente clínico.

Confira quais são os melhores óleos essenciais para controlar a ansiedade, e como a aromaterapia pode evitar esse mal.

Como controlar a ansiedade utilizando a aromaterapia?

A ansiedade pode se manifestar de várias maneiras, e pode ser causada pelos mínimos acontecimentos diários.

Alguns dos sintomas da ansiedade são preocupações exageradas com saúde, trabalho, família e dinheiro, sensação que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, baixa autoestima, compulsão alimentar sem motivo, entre outros.

O que torna isso ainda pior é que as crises muitas vezes não escolhem hora ou lugar.

Isso pode ser extremamente constrangedor para algumas pessoas, especialmente se as crises forem intensas e apavorantes, como um ataque de pânico.

Nessas situações, é hora de o sujeito buscar uma ajuda profissional, seja através de um médico, de um psicólogo ou de novas práticas terapêuticas, como a aromaterapia.

Novamente vale a pena reiterar que a ansiedade ataca em diversos níveis, e em alguns casos é mais simples tratar esse mal; já em outros, é necessário terapias mais específicas e completas.

Caso você seja o tipo de pessoa que busca alternativas mais naturais e tão eficazes quanto alguns medicamentos, a aromaterapia é uma forte candidata.

Uma classe de óleos essenciais que costuma ser mais utilizada para ansiedade são aqueles extraídos de flores, pois estas possuem propriedades relaxantes e calmantes.

Vale lembrar que uma prática terapêutica não exclui a outra, e é possível fazer um acompanhamento psicológico e complementar com o tratamento da aromaterapia.

Óleos essenciais para controlar a ansiedade

Os óleos essenciais são repletos de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, mas alguns são mais específicos para lidar com as crises de ansiedade.

Isso porque as moléculas do óleo essencial, quando inalado, são captadas pelos receptores (bulbos) olfativos no nariz, atravessam a placa cribriforme e vão até os cílios nasais. O aroma é convertido em impulsos elétricos para o cérebro, especialmente para a região do sistema límbico, atuando diretamente na central das emoções.

A partir daí, se inicia uma cascata de reações que envolvem enzimas, despolarização das células, transportadores, canais de íons e receptores de proteínas.

Os óleos certos para determinado sintoma têm a capacidade de se encaixarem perfeitamente nas células receptoras, exercendo um papel muito específico, revertendo a ação cerebral que leva a pessoa a ter aquele sintoma. Isso sem agredir a saúde do paciente.

Confira a seguir 6 óleos essenciais que são ideais para ajudar a controlar a ansiedade.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é produzido a partir da extração da flor de lavanda, e é um dos mais usados como calmante e relaxante.

Há inúmeros estudos que mostram a eficácia desse óleo, principalmente em casos de estresse, ansiedade e insônia.

Este óleo pode ser utilizado em qualquer nível de ansiedade e poderá ter efeitos muito positivos na redução do estresse emocional.

Óleo essencial de Ylang Ylang

Apesar de ser mais conhecido pelo seu efeito benéfico sobre a libido humana, o óleo essencial deYlang Ylang também é uma poderosa ferramenta para acalmar a nossa mente.

O seu uso tanto pode ser por meio de inalação quanto por meio de aplicação cutânea, independentemente da forma de aplicação os efeitos serão os mesmos.

A grande vantagem do óleo essencial de Ylang Ylang é que, além de ajudar na ansiedade, ele também produz um efeito positivo sobre a nossa autoestima.

Esse óleo essencial vai atuar na redução do estresse corporal e também da pressão sanguínea, ou seja, ele vai promover o relaxamento do corpo.

Óleo essencial de Bergamota

Essa planta de origem asiática é famosa pelo seu aroma agradável, suave e pelo amplo número de benefícios que ela oferece para o nosso organismo.

Esse óleo essencial é conhecido pelo seu efeito calmante, e por promover o equilíbrio do organismo e melhorar o estado de ânimo.

Além de diminuir os níveis dos hormônios do estresse, consequentemente melhorando o humor, o óleo essencial de Bergamota também atua ajudando na redução da fadiga.

Óleo essencial de Olíbano

O olíbano é mais conhecido por pessoas que leram a Bíblia, visto que ele é citado no livro sagrado.

Já na modernidade, estudos foram feitos para comprovar os benefícios que esse óleo essencial pode oferecer ao nosso corpo.

Além disso, o óleo essencial de olíbano tem uma poderosa ação energizante, melhorando o nosso estado de humor.

Ao fazer o uso desse óleo, é possível alcançar um estado de satisfação, relaxamento, paz e bem-estar geral.

O olíbano também é muito utilizado em óleos de massagem, visto que como ele atua na redução da ansiedade e depressão, ele é ideal para promover o estado geral de paz durante a massagem.

Óleo Essencial de Vetiver

O óleo essencial de vetiver costuma ser mais usado para lidar com problemas de pele, tais como melasmas e hiperpigmentação.

Ele possui propriedades cosméticas muito eficazes, por isso é muito utilizado para tratar pele ressecada, envelhecida ou com rachaduras.

Dentre os muitos efeitos positivos que esse óleo essencial oferece para o corpo, ajudar a combater a ansiedade é um dos seus benefícios.

Isso porque o uso desse óleo essencial vai ajudar a elevar a sua sensação de bem-estar.

Para se ter uma noção do benefício desse óleo, ele é utilizado até mesmo em tratamento de déficit de atenção e hiperatividade, tanto para adultos quanto para crianças.

Óleo Essencial de Camomila Romana

A camomila romana é um elemento que não poderia faltar nessa lista, visto que talvez seja a planta mais famosa no que diz respeito a acalmar a mente humana.

A camomila romana é utilizada como um calmante desde os tempos antigos, onde as pessoas já tinham conhecimento das suas propriedades relaxantes.

Estudos recentes mostraram que esse óleo essencial conseguiu ajudar a reduzir a ansiedade em pacientes que estavam na unidade de terapia intensiva, sendo mais eficaz até mesmo do que os métodos tradicionais.

Os seus efeitos são tão potentes para lidar com ansiedade, que foi comprovado que esse óleo essencial pode acalmar até mesmo a “mente hiperativa” e todas as suas preocupações.

Conclusão

Não é fácil viver com ansiedade, quem sofre com esse mal sabe bem o quanto essa frase é verídica.

Mesmo um grau baixo de ansiedade pode ser prejudicial em algum nível para o sujeito, por isso o ideal é sempre buscar tratamentos para combater esse mal.

A aromaterapia é uma prática terapêutica completamente natural, que pode ser utilizada tanto como terapia principal, quanto terapia complementar.

O uso dos óleos essenciais, especificamente falando dos que são mais eficazes para combater a ansiedade, irá promover uma melhora notável no seu estado de saúde mental.

É sempre importante ressaltar que o uso desses óleos deve ser avaliado por um profissional de aromaterapia, que saberá exatamente como te ajudar no controle da ansiedade.

Gostou do conteúdo e deseja conhecer mais sobre assuntos relacionados? Não deixe de acompanhar os outros posts falando sobre temas similares!